Logo
Logo

Bird Watchers

A cada dia que passa, o mundo descobre que o Brasil é um dos países que possui maior diversidade em termos de aves e pássaros, ultrapassando o total de 1.700 espécies catalogadas.

Surpreende também saber que, apenas nos últimos 20 anos, foram identificadas em terras brasileiras um montante de novas variedades maior do que em todo o resto do planeta somado.

Também neste particular, nosso Estado do Espírito Santo, apesar de pequeno em área, com seus remanescentes de Mata Atlântica, é um pedaço de chão que se destaca dentro do País.

E o entorno da Pedra Azul é privilegiado neste aspecto, até mesmo fora das muitas áreas de preservação ambiental, pois é cada vez maior a conscientização dos moradores locais.

Abaixo, uma relação resumida da riqueza que os observadores de pássaros podem ter a sorte de encontrar por aqui, quem sabe dentro da fazenda em que o Aroso Paço Hotel está localizado.

Ela foi extraída da Lista das Espécies de Aves que fazem parte do amplo estudo ambiental que gerou o Plano de Manejo do Parque Estadual da Pedra Azul, concluído em outubro de 2004.

Está organizada em ordem alfabética dos nomes populares mais comuns, seguidos da nomenclatura oficial, em latim, e cada link abre páginas da Wikipédia, a grande enciclopédia aberta da Web.

Sob a denominação WikiAves, são arquivos construídos por colaboração espontânea, atualizados continuadamente, podendo trazer erros que podem ser acertados inclusive por você mesmo.

As espécies com mais de um nome popular aparecem repetidas tantas vezes quantas forem estas variações, de modo a facilitar a consulta pelos interessados neste assunto tão encantador.

A

B

C

D

E

F

G

I

J

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

Fonte:
IDAF — INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL DO ESPÍRITO SANTO. Plano de Manejo do Parque Estadual da Pedra Azul. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento — PNUD: Projeto Corredor Central da Mata Atlântica. Vitória-ES, outubro 2004. P. 284 a 288.